Iconicidade E Reconhecimento Lexical Na Língua Brasileira De Sinais

Autores

  • Gladiston Alves da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Gabriel Simonassi Universidade Federal Fluminense
  • Luciana Sanchez-Mendes Universidade Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0002-5459-6968
  • Eduardo Kenedy Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este artigo trata do papel da iconicidade em línguas de sinais, um tema que, tradicionalmente, manteve-se inexplorado nos estudos linguísticos dessas línguas. Mais especificamente, o trabalho trata dessa propriedade em língua brasileira de sinais (Libras) no processo de interação entre sujeitos surdos sinalizantes e ouvintes não sinalizantes. Para tanto, formulou-se um experimento de decisão lexical em que participantes ouvintes não sinalizantes avaliam uma série de imagens divididas segundo as seguintes variáveis: sinal vs não sinal (gestos e pseudossinais) e icônico/familiar vs não icônico/familiar. A hipótese de pesquisa é a de que os resultados da interpretação das imagens referentes aos sinais icônicos em Libras e aos gestos e pseudossinais familiares serão semelhantes, uma vez que os participantes tenderão a reconhecer o seu significado mais naturalmente. Por outro lado, a interpretação das imagens com sinais não icônicos, gestos e pseudossinais de baixa familiaridade devem ter respostas aleatórias, uma vez que nessas duas condições o traço iconicidade/transparência está ausente. Os resultados obtidos no experimento estão de acordo com o comportamento esperado pela hipótese de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Sanchez-Mendes, Universidade Federal Fluminense

Professora na Universidade Federal Fluminense (UFF) onde coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX). 

Membro do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PosLing – UFF), filiada à linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Semântica Formal e descrição de línguas subrrepresentadas. Professora colaboradora do Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígena do Museu Nacional – UFRJ (PROFLLIND).

Bacharelado e licenciatura em Letras – Português/Linguística (2006) e mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) (2009). Doutorado em Linguística em um programa de cotutela entre a USP e aUniversité Paris 8 – Vincennes Saint-Denis (2014).Pós-doutorado na Universidade Federal de Roraima (UFRR), investigando a língua Wapixana, e na USP, com um projeto de pesquisa acerca das sentenças comparativas em português brasileiro e em Karitiana.

Experiência nas áreas de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Semântica Formal e Descrição de Línguas Indígenas.

Downloads

Publicado

13-12-2019

Como Citar

DA SILVA, Gladiston Alves; SIMONASSI, Gabriel; SANCHEZ-MENDES, Luciana; KENEDY, Eduardo. Iconicidade E Reconhecimento Lexical Na Língua Brasileira De Sinais. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 9, n. 22, p. 141–160, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/26941. Acesso em: 24 abr. 2024.