"Se Tá Na Internet É Verdade": Análise Discursiva De Fake News Sobre Saúde E Estética
Resumo
Este artigo discute a relação das fake news com a produção do conhecimento na atualidade, mais precisamente sobre (des)conhecimentos a respeito de saúde e estética. Seguindo os embasamentos teóricos e metodológicos da Análise de discurso, na linha pecheuxtiana, investimos nas noções de circulação digital e de discurso de divulgação científica, a fim de compreender como ocorre a produção de sentidos das notícias falsas a partir da adesão a certos sentidos e da recusa de outros, intervindo, inclusive, na vida (saúde; corpos) dos sujeitos. As análises das fake news apontaram para uma produção de dispersão que encaminha à desinformação e, por fim, ao des-conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS