Figuras Ideacionais De Aprendizagem De Inglês De Alunos Ingressantes Do Ensino Médio Da Escola Pública

Autores

  • Eliseu da Alves da Silva Universidade Federal do Sul da Bahia

Resumo

Este estudo se debruça sobre os discursos de alunos do ensino médio a respeito do modo como percebem a aprendizagem de inglês na escola pública. Para tanto, nove alunos, de uma turma do primeiro ano do ensino médio, de uma escola da rede estadual de ensino de Santa Maria, RS, responderam um questionário que buscou coletar informações a respeito dos modos como representam discursivamente seus processos de aprendizagem de inglês como língua adicional e os papéis que atribuem ao professor e ao aluno. A análise dos dados, alicerçada nos pressupostos da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003) e da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), evidenciou um paradigma de aprendizagem da língua fortemente arraigado a perspectivas pedagógicas tradicionais de repetição de conteúdos gramaticais e memorização de vocabulário, configurando uma dinâmica de transmissão e recepção de conhecimento (COPE; KALANTZIS, 2015). Essa perspectiva instrucional é reiterada nos papéis de professor e aluno em sala de aula. O professor é visto como Ator do e Dizente no processo de aprendizagem, instituído de autoridade e poder de fazer e dizer. O aluno, por outro lado, figura como Cliente, que se beneficia das práticas de facilitação e simplificação de conhecimentos desenvolvidas pelo professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliseu da Alves da Silva, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal do Sul da Bahia, campus Paulo Freire, Teixeira de Freitas, BA. Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Downloads

Publicado

13-12-2019

Como Citar

ALVES DA SILVA, Eliseu da. Figuras Ideacionais De Aprendizagem De Inglês De Alunos Ingressantes Do Ensino Médio Da Escola Pública. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 9, n. 22, p. 211–232, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/26999. Acesso em: 29 mar. 2024.