Figuras Ideacionais De Aprendizagem De Inglês De Alunos Ingressantes Do Ensino Médio Da Escola Pública
Resumo
Este estudo se debruça sobre os discursos de alunos do ensino médio a respeito do modo como percebem a aprendizagem de inglês na escola pública. Para tanto, nove alunos, de uma turma do primeiro ano do ensino médio, de uma escola da rede estadual de ensino de Santa Maria, RS, responderam um questionário que buscou coletar informações a respeito dos modos como representam discursivamente seus processos de aprendizagem de inglês como língua adicional e os papéis que atribuem ao professor e ao aluno. A análise dos dados, alicerçada nos pressupostos da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003) e da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), evidenciou um paradigma de aprendizagem da língua fortemente arraigado a perspectivas pedagógicas tradicionais de repetição de conteúdos gramaticais e memorização de vocabulário, configurando uma dinâmica de transmissão e recepção de conhecimento (COPE; KALANTZIS, 2015). Essa perspectiva instrucional é reiterada nos papéis de professor e aluno em sala de aula. O professor é visto como Ator do e Dizente no processo de aprendizagem, instituído de autoridade e poder de fazer e dizer. O aluno, por outro lado, figura como Cliente, que se beneficia das práticas de facilitação e simplificação de conhecimentos desenvolvidas pelo professor.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS