Interpretação Educacional: Subjetividade E Formação Acadêmica

Autores

Resumo

A tradução/interpretação em contexto educacional é um campo de atuação que mais absorve profissionais. Nesta pesquisa qualitativa, fundamentada na perspectiva materialista histórico-dialética, as questões investigadas são: Qual a formação dos intérpretes da rede de ensino analisada? De que forma a formação dos sujeitos entrevistados pode marcar subjetivamente os profissionais? Inicialmente problematizou-se a formação exigida para a atuação dos intérpretes que atuam na esfera educacional. A partir da análise de dois documentos da rede municipal de ensino em município de Santa Catarina, a saber: i) o Edital de contratação e; ii) as Diretrizes da Política de Educação Especial, constatamos a exigência de curso superior em licenciatura para a cargo em questão e a implementação de política com a alteração da nomenclatura e descrição das atribuições do cargo. Ademais, apresentamos dados relativos à escolaridade dos entrevistados. Conclui-se que a formação traz implicações no perfil dos profissionais, observando as constituições subjetivas dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mairla Pereira Pires Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Estudos da Tradução no Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina (Bolsista CAPES-DS). Especialização em Educação de Surdos no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC (em andamento). Graduação em Biblioteconomia - com habilitação em Gestão da Informação (UDESC). Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI). Membro do Grupo de Pesquisa em Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais - InterTrads registrado no CNPq.

Neiva de Aquino Albres, Universidade Federal de Santa Catarina

DOUTORA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar ( 2010- 2013 - Bolsa CNPQ). MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2005 - Bolsa CAPES). Especialização em PSICOPEDAGOGIA pela Universidade para o Desenvolvimento da Região do Pantanal - UNIDERP (2005). Graduação em NORMAL SUPERIOR pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2003) e graduação em FONOAUDIOLOGIA pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (1999). Tem experiência na formação e professores de Libras e no desenvolvimento de material didático dessa língua (FENEIS/SP e Letras Libras -UFSC) e na formação de tradutores/intérpretes de Libras em cursos de graduação e especialização. Docência e coordenação pedagógica em escolas bilíngues para surdos. Consultora de projetos em linguística aplicada e na assessoria para implementação de educação bilíngue em secretarias municipais e estaduais de educação. Tem se dedicado a pesquisas no campo da análise de implementação de educação inclusiva e educação bilíngue para surdos, processos de tradução e interpretação de Libras e português e de ensino de Libras. Líder do Grupo de Pesquisa Didática e ensino de tradutores e interpretes de línguas de sinais - DETILS registrado no CNPq, coordenando a linha Currículo, tradução e formação de intérpretes. Membro do Grupo de Pesquisa em Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais - InterTrads registrado no CNPq, coordenando a linha de pesquisa ?Tradução e interpretação em contextos Educacionais?, tendo como objetivo a investigação da atuação de tradutores e intérpretes de línguas de sinais na educação e de processos tradutórios e interpretativos que envolvem contextos educacionais, desde o espaço da sala de aula até a produção e a difusão de material educacional bilíngue multimídia. Docente e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina - Ufsc. Atua no curso Letras Libras bacharelado e no Programa de pós-graduação em Estudos da Tradução - Pget.

Downloads

Publicado

13-12-2019

Como Citar

PEREIRA PIRES COSTA, Mairla; DE AQUINO ALBRES, Neiva. Interpretação Educacional: Subjetividade E Formação Acadêmica. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 9, n. 22, p. 311–330, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/27014. Acesso em: 19 abr. 2024.