O Discurso Kinikinau: Cultura, Identidade E Educação
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30299Resumo
Buscamos localizar, via materialidade linguística e com base em regularidades enunciativas, as diferentes formações discursivas, os interdiscursos e os efeitos de sentido possíveis que perpassam a memória discursiva do povo Kinikinau. A pesquisa ancorou-se nos pressupostos da Análise de Discurso para a discussão dos conceitos de sujeito, formação ideológica e discursiva, interdiscurso e memória discursiva, sobretudo nos estudos de Foucault (2008), Coracini (2007); nos estudos culturalistas, na Linguística Aplicada e no método arqueogenealógico de Foucault. O corpus são recortes extraídos de um Trabalho de Conclusão de Curso de um professor indígena Kinikinau e cinco textos produzidos por alunos do ensino fundamental 2 da escola da Aldeia São João. Os resultados apontaram que, em decorrência das inúmeras transformações nas estruturas econômicas e políticas, os povos indígenas tem sua cultura, língua e identidade afetadas pelos modos de vida do branco e, portanto, (re) significam suas práticas, crenças e necessidades na contemporaneidade, situando-se no entre lugar conflituoso que, de um lado, o mantém em uma relação de dependência e integração com a natureza, com os valores culturais, linguísticos e identitários de seu grupo e, do outro, o coloca frente a frente com os valores da sociedade hegemônica que deseja para si.
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