A Trajetória De Um Sujeito Transgênero No Contexto Universitário
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30369Resumo
O discurso sobre identidade de gênero revela, em suas nuances, uma trajetória transformadora quando bem sucedida. Contudo, tal empreitada não é feita por um percurso linear, sem obstáculos e dramas a serem superados. O objetivo deste estudo é analisar os efeitos de sentido presentes no discurso de um sujeito transgênero e as repercussões sociais, positivas e negativas, que o ser trans vivencia no contexto universitário. A análise incide sobre o recorte de uma pesquisa com um número maior de participantes LGBTTQI+, acadêmicos de uma universidade local, que foram entrevistados ao longo de 2018. O método consistiu em uma análise semiótica dos relatos apresentados nessa investigação, inter-relacionando o campo de estudos de gênero e a transexualidade. Os resultados apontaram um cruzamento temático com o predomínio do preconceito, da intolerância e da estigmatização da comunidade trans, dentro e fora do contexto universitário. Ao mesmo tempo, observamos temas relacionados à descoberta identitária, sua busca por reconhecimento e respeito. A possibilidade de examinar os discursos de vivências desses sujeitos propicia a visibilidade de uma classe identitária que permanece segregada e excluída.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS