Os Discursos De Ódio Contra O Corpo Gordo Feminino No Instagram: Dos Estereótipos Às Resistências

from stereotypes to resistance

Autores

  • Débora Caruline Pereira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30462

Resumo

Resumo: Este artigo trata-se de um recorte feito do trabalho de conclusão do mestrado, abordando questões sobre os discursos de ódio contra o corpo gordo feminino na mídia digital Instagram, além de mostrar como mulheres resistem através de seus corpos. Utilizamos como método de análise a Análise do Discurso de tradição francesa, mais especificamente o método arquegenealógico do discurso, em que os diálogos são construídos, especialmente, pelos trabalhos de Foucault e Pechêux. Num primeiro momento, abordamos a teoria do nosso trabalho, resgatando a história da AD e algumas categorias de análise, e abordamos um pouco da história do corpo feminino discursivizado através de uma pesquisa descritiva e bibliográfica, analisando, descrevendo e interpretando o corpus. Como resultados, percebemos que o corpo gordo feminino ainda passa por diversos problemas na sociedade e isso se dá, principalmente, pelos discursos de ódio que predominam sobre seus corpos e interligados através dos estereótipos criados. Mesmo assim, a mídia, especificamente a digital, mostra como esses corpos ainda podem e devem mostrar empoderamento e resistência.

 

Palavras-Chave: Corpo gordo feminino. Discursos de ódio. Instagram. Resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Caruline Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Letras português. Mestranda em Ciências da linguagem. Pesquisadora na área de Análise do discurso de linha francesa.

Downloads

Publicado

31-10-2020

Como Citar

PEREIRA, Débora Caruline. Os Discursos De Ódio Contra O Corpo Gordo Feminino No Instagram: Dos Estereótipos Às Resistências: from stereotypes to resistance. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 10, n. 25, p. 259–278, 2020. DOI: 10.47456/pl.v10i25.30462. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/30462. Acesso em: 26 abr. 2024.