“O Corpo Como Armadura De Resistência”: Corpos Trans* Na Cenografia De Diário Em Prosa E Em Poesia
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30576Resumo
Este artigo investiga a produção discursivo-literária de sujeitos trans* desenvolvida em uma cenografia de diário em prosa e em poesia. Fundamentamo-nos no aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa (AD), de modo particular, na perspectiva enunciativo-discursiva proposta por Dominique Maingueneau. Para o autor, a paratopia é o caráter paradoxal dos discursos constituintes, como os discursos filosófico, científico, religioso e literário, os quais se comportam como discursos fundadores que validam a si próprios por meio de suas cenas de enunciação. Nosso objetivo é examinar a constituição da paratopia em um corpus de três discursos literários da coletânea Nós, trans: escrevivências de resistência do Grupo Transcritas Coletivas. Nessa perspectiva, analisamos, a princípio, sua rede interdiscursiva e, a partir dela, concentramo-nos nas três dimensões sobre as quais incide a paratopia: a cenografia, o ethos discursivo e o código linguageiro. Além de constituir-se de forma paratópica nas dimensões analisadas, os resultados da análise indicam que essa produção discursivo-literária de sujeitos trans* busca criar um lugar social para esses sujeitos e seus corpos e fazem-no em resistência à cisgeneridade compulsória.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS