O Corpo Que Fala: Moralidade, Narrativas De Experiência E Micropolíticas De Resistência
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30633Resumo
A relação entre práticas narrativas e agência/resistência é o foco central deste artigo, que se fundamenta sobre as bases teórico-epistemológicas da Análise da Narrativa em paralelo à Análise Crítica do Discurso. Lançamos nosso olhar sobre narrativas orais de experiências vicárias em um contexto muito particular: uma mesa de almoço entre colegas de trabalho que atuam como advogados em território periférico, com o objetivo de observar o lugar do corpo em práticas linguísticas cotidianas nas quais micropolíticas de resistência são estabelecidas. Para tanto, sustentamo-nos nas concepções performativa de narrativa e identidade (AUSTIN, [1962] 1990; BAUMAN, 1986; MISHLER, 2002; RIESSMAN, 2008; BASTOS, 2008; BUTLER, [1990] 2015), bem como nos estudos sobre as relações entre narrativas, corpo e identidade (PINTO, 2007). Pretendemos, assim, demonstrar que os estudos linguísticos que lidam com a articulação entre narrativas, corpo e identidade devem levar em conta a relação inevitável entre corpos e contextos, ocupando-se de suas inscrições situadas em um aqui e agora e de suas emergências em práticas interacionais cotidianas, evidenciando marcas de gênero e de classe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS