CUERPO Y FIESTA EN BAJTIN

Autores

  • Jean Carlos Gonçalves Universidade Federal do Paraná
  • Angela María Chaverra Brand Universidad de Antioquia

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30641

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre corpo e festa, utilizando os estudos de Mikhail Bakhtin como principal contribuição teórica. Enquanto o corpo, em suas relações dialógicas com o outro, sobrevive procurando possibilidades de existir e resistir ao caos, a festa aparece vestida com as cores do arco-íris e irremediavelmente apaixonada por seus deuses. Embora as discussões centrais deste artigo estejam localizadas no contexto histórico da Idade Média, suas reverberações contribuem, hoje, para a compreensão dos fenômenos da linguagem relacionados ao corpo e à festa, que mesmo na véspera da segunda década do século 21, são obrigados a usar uma coroa de espinhos e dançar ao som das trombetas do Apocalipse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Professor da Universidade Federal do Paraná. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educção - Linha de pesquisa: Linguagem, Corpo e Estética. Líder do Grupo de Pesquisa ELiTe - Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPq). Coordenador do GT Estudos Bakhtinianos (ANPOLL).

Angela María Chaverra Brand, Universidad de Antioquia

Docente de la Facultad de Artes de la Universidad de Antioquia. Actriz y coordinadora del proyecto académico de la Corporación Artística Imagineros. Doctora en artes de la Universidad de Antioquia, magíster en estética y, especialista en semiótica y hermenéutica del arte de la Universidad Nacional de Colombia. Licenciada en formación estética de la Universidad Pontificia Bolivariana. Psicóloga de la Universidad de Antioquia, Medellín. Colaboradora estrangeira do GP ELiTe - Laboratório de estudos em Educação performtativa, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPq).

Downloads

Publicado

2020-10-31

Como Citar

GONÇALVES, J. C.; BRAND, A. M. C. CUERPO Y FIESTA EN BAJTIN. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 10, n. 25, p. 34–47, 2020. DOI: 10.47456/pl.v10i25.30641. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/30641. Acesso em: 28 jul. 2021.