A Construção Da Imagem Corporal Nas Redes Sociais: Padrões De Beleza E Discursos De Influenciadores Digitais

Autores

  • Marília Diógenes Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30680

Resumo

Pretende-se investigar neste artigo a construção da imagem corporal nas redes sociais através da análise de discursos verbais presentes em postagens de blogueiras fitness no Instagram, que patrocinadas por diversas marcas, divulgam nesse espaço digital suas personalidades, estilos de vida e hábitos de consumo através de suas imagens corporais para milhares de pessoas em seus perfis. Para compreender tal dinâmica, foi realizada uma análise de discurso (AD) foucaultiana para investigar, através de práticas discursivas características das redes sociais, a supervalorização da aparência corporal na mídia e, consequentemente, na sociedade contemporânea, relacionando-a com hábitos de consumo atuais. Desse modo, as legendas das postagens selecionadas foram analisadas de acordo com a visão de corpo, disciplina e poder presentes em nossa sociedade. Verifica-se uma produção discursiva que define como é o corpo ideal, representado por uma forma física magra e jovem, e que dita o que deve ser feito para consegui-lo, resultando no disciplinamento corporal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2020

Como Citar

DIÓGENES MOREIRA, Marília. A Construção Da Imagem Corporal Nas Redes Sociais: Padrões De Beleza E Discursos De Influenciadores Digitais. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 10, n. 25, p. 144–162, 2020. DOI: 10.47456/pl.v10i25.30680. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/30680. Acesso em: 18 nov. 2024.