A Construção Da Imagem Corporal Nas Redes Sociais: Padrões De Beleza E Discursos De Influenciadores Digitais
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30680Resumo
Pretende-se investigar neste artigo a construção da imagem corporal nas redes sociais através da análise de discursos verbais presentes em postagens de blogueiras fitness no Instagram, que patrocinadas por diversas marcas, divulgam nesse espaço digital suas personalidades, estilos de vida e hábitos de consumo através de suas imagens corporais para milhares de pessoas em seus perfis. Para compreender tal dinâmica, foi realizada uma análise de discurso (AD) foucaultiana para investigar, através de práticas discursivas características das redes sociais, a supervalorização da aparência corporal na mídia e, consequentemente, na sociedade contemporânea, relacionando-a com hábitos de consumo atuais. Desse modo, as legendas das postagens selecionadas foram analisadas de acordo com a visão de corpo, disciplina e poder presentes em nossa sociedade. Verifica-se uma produção discursiva que define como é o corpo ideal, representado por uma forma física magra e jovem, e que dita o que deve ser feito para consegui-lo, resultando no disciplinamento corporal.
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