Corpo Silenciado, Voz Silenciada: Análise Do Discurso Dos Homens Transexuais Sobre O Atendimento No Sistema Único De Saúde

Autores

  • Jonathan Ribeiro Farias de Moura UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Bruna Valentim Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30686

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o discurso de dois homens trans que passaram pelo atendimento do Sistema Único de Saúde. As entrevistas foram realizadas para que eles relatassem suas experiências. Para tanto, iremos utilizar os pressupostos da Análise Materialista do Discurso que teve como um dos precursores Michel Pêcheux, na França, e Eni Orlandi, no Brasil. Trabalharemos o conceito de Silêncio, Discurso, identificação e contra identificação. Ao fim, perceberemos que há ainda muito o que se consolidar na inserção da comunidade transexual para ter um atendimento pleno e respeitoso nas unidades de atendimento do Sistema Único de Saúde brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Valentim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Ensino Médio-Técnico em Análises Clínicas pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio- Fiocruz e cursa o 5º período de Farmácia na UFRJ.

Downloads

Publicado

31-10-2020

Como Citar

FARIAS DE MOURA, Jonathan Ribeiro; VALENTIM DA SILVA, Bruna. Corpo Silenciado, Voz Silenciada: Análise Do Discurso Dos Homens Transexuais Sobre O Atendimento No Sistema Único De Saúde. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 10, n. 25, p. 205–221, 2020. DOI: 10.47456/pl.v10i25.30686. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/30686. Acesso em: 25 abr. 2024.