Matéria Em Evidência: Instrumentalização E Exposição Do Corpo Feminino Na Era Da Tecnologia
INSTRUMENTALIZAÇÃO E EXPOSIÇÃO DO CORPO FEMININO NA ERA DA TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30689Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma breve discussão acerca do culto ao corpo na era da tecnologia, em especial no universo do online. Em um cenário repleto de aparatos tecnológicos e redes sociais, que facilitam a disseminação de imagens e propiciam a exibição corporal, este torna-se uma vitrine que, muitas vezes, reflete uma preocupação excessiva com a estética corporal, podendo, portanto, gerar graves consequências para a vida das mulheres. Deste modo, tornam-se cada vez mais necessárias as discussões acerca dos corpos, em especial dos corpos femininos que estão constantemente em exposição nos espaços virtuais, e dos discursos que os compõem e afetam. Assim, com intuito de compreender esse fenômeno na prática, utilizamos Foucault (2014), para realizar uma análise da rede de enunciações produzidas acerca do corpo a partir de uma foto publicada em dezembro de 2019 pela atriz e cantora Cleo Pires, no seu perfil do Instagram, usando um biquini que mostrava parcialmente seu corpo, o que gerou grande repercussão e inúmeras críticas. A publicação teve mais de um milhão de curtidas e cerca de 24 mil comentários. Ademais, recorremos a conceitos de autores como Novaes (2006), Goldenberg (2002) e Ortega (2008) para compor o referencial utilizado aqui.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS