O Corpo Mágico Num Mundo (Quase) Real: Ações Imunológicas Na Fantasia Distópica Temporada Dos Ossos

Autores

  • Rafael Oliveira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria da Penha Casado Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30705

Resumo

No presente trabalho, partimos do princípio de que a literatura fantástica parece estar livre das convenções realistas de representação de tempo, espaço, personagem, objetos inanimados, eu e o outro. Ademais, tem como um de seus norteadores temáticos a perseguição daquilo que foi silenciado, tornado invisível na cultura da vida oficial (JACKSON, 2009). Por essa razão, pretende-se, neste trabalho, investigar a representação do corpo mágico no enunciado da fantasia distópica, gênero híbrido que traz a existência do sobrenatural em meio a um governo autoritário num mundo semelhante ao nosso, como metáfora para representações discursivas de corpos marginalizados e oprimidos presentes na vida oficial. Em face disso, a fim de alcançar nosso objetivo, primeiramente, colocamos em cópula/cotejamento textos sobre a representação de corpos marginalizados (LOURO, 2004), sobre a representação discursiva do corpo em enunciados estéticos (BAKHTIN, 2011) e também acerca das representações discursivas específicas do gênero fantasia (JACKSON, 2009) e, segundamente, apresentamos uma análise que põe em diálogo a representação desses corpos no livro Temporada dos Ossos, da autora inglesa Samantha Shannon.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Penha Casado Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Profa. Associada do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e do ProfLetras, Natal, RN.

Downloads

Publicado

31-10-2020

Como Citar

SILVA, Rafael Oliveira da; CASADO ALVES, Maria da Penha. O Corpo Mágico Num Mundo (Quase) Real: Ações Imunológicas Na Fantasia Distópica Temporada Dos Ossos. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 10, n. 25, p. 68–86, 2020. DOI: 10.47456/pl.v10i25.30705. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/30705. Acesso em: 3 jul. 2024.