Johnny Bravo Em: Johnny Bravo E O Homem Carnavalizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30826

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar, fundamentado na Análise Dialógica do Discurso (ADD), a personagem da série televisiva de animação Johnny Bravo como signo ideológico carnavalizado de representações masculinas. Para o embasamento desta proposta, perscrutar-se-á a noção de signo como reflexo e refração do meio social que o cria, e ideologia, como conjunto cultural, econômico e social que pode referir-se tanto à classe dominante (oficial) quanto à oprimida (não-oficial), sendo a dialogia o mecanismo da carnavalização. Os objetos de análise se referem aos 13 episódios da primeira temporada da animação. O critério metodológico foi, tanto a reiteração de traços definidores da identidade do protagonista, constituída na interação com outros sujeitos, quanto o diálogo com enunciados recorrentes na sociedade que reverberam as vozes sociais da personagem da animação. Nesse sentido, o cotejo como procedimento metodológico impulsionou a reflexão desta escrita e foi feito a partir de publicações de homens e para homens, nas mídias (revistas e Facebook, de 2010 a 2020). A justificativa da análise decorre da relevância da arte e da mídia como críticas, em movimento dialético-dialógico. O resultado se volta à crítica pela ridicularização acerca de determinadas representações de masculinidade que reforçam estereótipos tóxicos e corroboram o machismo.

Biografia do Autor

  • Luciane de Paula, UNESP

    Docente da UNESP - Universidade Estadual Paulista, lotada no Departamento de Estudos Linguísticos, Literários e da Educação - DELLE,  Câmpus de Assis, credenciada no Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa, Câmpus de Araraquara e no Programa de Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras. Líder do GED - Grupo de Estudos Discursivos. Área de atuação: Análise Dialógica do Discurso - Estudos Bakhtinianos.

  • Marana Luísa Tregues Diniz, UNESP

    Estudante de graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista, Câmpus de Assis.

  • Juliana Beatriz Prates de Almeida, UNESP

    Estudante de graduação em Letras na Universidade Estadual Paulista - UNESP, Câmpus de Assis.

Downloads

Publicado

31-10-2020

Como Citar

Johnny Bravo Em: Johnny Bravo E O Homem Carnavalizado. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 10, n. 25, p. 48–67, 2020. DOI: 10.47456/pl.v10i25.30826. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/30826. Acesso em: 24 jul. 2025.