Marcadores Pragmáticos, Comunicação E Ensino

Autores

  • Aurélia Lyrio
  • Antônio Suárez Abreu Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP);Faculdade de Medicina e Odontologia SLMANDIC,Campinas, SP

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v10i26.32725

Palavras-chave:

Marcadores Pragmáticos, Livro Didático, Ensino e Aprendizagem de Inglês Língua Estrangeira

Resumo

Os marcadores pragmáticos são componentes cruciais no discurso oral, e sua ausência na conversação tornaria o discurso inadequado ou até mesmo rude (BRINTON, 1996), como demonstram várias pesquisas feitas com aprendizes de inglês em níveis avançados (NIKULA, 1996; PIIRAINEN-MARSH, 1995; AUTOR, ANO). Em vista disso, refletimos sobre a necessidade de ensino dessas expressões a aprendizes de língua estrangeira e,para completar e corroborar nossas reflexões,investigamos a presença de marcadores da oralidade em diálogos de dois livros didáticos de inglês como língua estrangeira, bem como a presença de atividades que possibilitem seu uso, já que o livro didático direciona as ações do professor na maioria das vezes.(AUTOR, ANO). Nossos resultados revelaram uma diversidade significativa de marcadores, assim como atividades que propiciam o seu uso. Nosso arcabouço teórico tem como base os estudos de Schiffrin (1987), Fraser (2015, 2009, 2006, 1999, 1996), Keller (1979), Schorup (1999, 1985), Erman (1992), Östman (1981), Nikula (1996). Brinton (1996) e Jucker (1997).

 

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

LYRIO, Aurélia; SUÁREZ ABREU, Antônio. Marcadores Pragmáticos, Comunicação E Ensino. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 10, n. 26, p. 72–94, 2020. DOI: 10.47456/pl.v10i26.32725. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/32725. Acesso em: 24 abr. 2024.