“É Batalha De Rap Ou Discurso Feminista": As Construções Metapragmáticas Dos Participantes De Rituais De Batalhas De Rap E De Sua Audiência Nos Ciberespaços

Autores

  • Lucas Felipe de Oliveira Santiago Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Maria das Graças Dias Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v10i26.32900

Resumo

Este artigo busca investigar os embates rituais em Batalhas de Rap femininas e os comentários que suscitam na plataforma do Youtube. No posicionamento teórico, são utilizadas as noções de discurso, embates rituais, registro comunicacional, metapragmática, indexicalidade e escala. Esses posicionamentos teóricos possibilitam perceber a capacidade reflexiva da linguagem que permeia e baliza as perspectivas dos falantes em interação. O estudo se localiza em uma pragmática crítica e engajada.  A metodologia utilizada é qualitativa, interpretativista, de base etnográfica, em contexto virtual. São analisados excertos de vídeos no Youtube. Mudanças de registro de comunicação do ritual são consideradas como violação na dinâmica social. Observa-se, nos excertos, a construção de discursos feministas produzidos por mulheres em Batalhas de Rap e pela audiência que assiste esses rituais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Felipe de Oliveira Santiago, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestrando em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.  Pós-graduando na especialização em Literaturas Portuguesa e Africanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Letras (Português e Literaturas) pela Universidade Federal Fluminense.  Membro do Grupo de Pesquisa CNPq/ PUC-Rio “Linguagem, Cultura e Trabalho”.

Maria das Graças Dias Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora Associada 2 da PUC-Rio no Departamento de Letras, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem. Supervisora da Linha de pesquisa Discurso, vida social e práticas profissionais. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq/ PUC-Rio Linguagem, Cultura e Trabalho. Pós-Doutorado - Universidade de Lisboa e ILTEC (2008-2009), Doutorado em Letras - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), Graduação em Licenciatura Plena em Letras Português Inglês pela Universidade Católica de Minas Gerais (1976). Desenvolve pesquisas nas áreas da Linguística Aplicada, Análise da Narrativa, Sociolinguística Interacional, Análise da Conversa, Pragmática.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

FELIPE DE OLIVEIRA SANTIAGO, Lucas; DAS GRAÇAS DIAS PEREIRA, Maria. “É Batalha De Rap Ou Discurso Feminista": As Construções Metapragmáticas Dos Participantes De Rituais De Batalhas De Rap E De Sua Audiência Nos Ciberespaços. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 10, n. 26, p. 151–173, 2020. DOI: 10.47456/pl.v10i26.32900. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/32900. Acesso em: 28 mar. 2024.