PIBID/ESPANHOL: A LEITURA LITERÁRIA, A CRIATIVIDADE E O ENSINO DE ELEC

Autores

  • Cláudia Paulino de Lanis Patrício Universidade Federal do Espírito Santo
  • TATAINA MARIANELLI

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.33544

Resumo

O presente trabalho visa a apresentar e discutir os resultados de uma das práticas realizadas no ensino da leitura literária nas aulas de língua estrangeira na educação infantil desenvolvidas no Pibid Espanhol/2018. Para isso, decidiu-se expor de forma crítica uma das ações desenvolvidas com alunos do grupo 4 da escola CEI Criarte/Ufes por uma bolsista integrante do Pibid. Entendemos que as literaturas são fundamentais para a aprendizagem de línguas uma vez que refletem os modos de vida dos povos que as produzem, oferecem repertório para a compreensão do mundo que nos rodeia e também contribuem para a formação emotiva e cidadã do indivíduo. Desse modo, o nosso objetivo é promover a reflexão sobre o ensino lúdico e contextualizado das literaturas estrangeiras nas aulas de línguas na educação infantil. Destacamos, assim, o ensino mais significativo, a familiarização com a cultura do outro e da sua própria, bem como o desenvolvimento da criatividade e da imaginação como resultados observados. Como referencial teórico, utilizamos Cameron (2001), Almeida Filho (1993) e Schütz (2008) sobre o ensino de língua estrangeira a crianças; Ortega e Clímaco (2018) sobre o ensino de literaturas hispânicas; Colomer (2017) sobre a leitura literária e Borges e Mozzer (2008) sobre a criatividade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Paulino de Lanis Patrício, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Letras Neolatinas (Literaturas Hispânicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Mestre em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Possui o Master em Enseñanza de Español para Brasileños pela Universidad Menéndez Pelayo/ Instituto Cervantes (2007). É Especialista em Enseñanza del Español como Lengua Extranjera pela Universidad de Valladolid (2000). Graduada em Licenciatura Plena em Língua Espanhola e Literatura de Língua Espanhola pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996). Atualmente é professora Adjunto 1 de Língua Espanhola da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2021-04-19

Como Citar

PAULINO DE LANIS PATRÍCIO, C.; DE LIMA MARIANELLI, T. . M. . PIBID/ESPANHOL: A LEITURA LITERÁRIA, A CRIATIVIDADE E O ENSINO DE ELEC. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 27, p. 249–266, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i27.33544. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/33544. Acesso em: 25 jan. 2022.