PIBID/Espanhol: A Leitura Literária, A Criatividade E O Ensino De Elec
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.33544Resumo
O presente trabalho visa a apresentar e discutir os resultados de uma das práticas realizadas no ensino da leitura literária nas aulas de língua estrangeira na educação infantil desenvolvidas no Pibid Espanhol/2018. Para isso, decidiu-se expor de forma crítica uma das ações desenvolvidas com alunos do grupo 4 da escola CEI Criarte/Ufes por uma bolsista integrante do Pibid. Entendemos que as literaturas são fundamentais para a aprendizagem de línguas uma vez que refletem os modos de vida dos povos que as produzem, oferecem repertório para a compreensão do mundo que nos rodeia e também contribuem para a formação emotiva e cidadã do indivíduo. Desse modo, o nosso objetivo é promover a reflexão sobre o ensino lúdico e contextualizado das literaturas estrangeiras nas aulas de línguas na educação infantil. Destacamos, assim, o ensino mais significativo, a familiarização com a cultura do outro e da sua própria, bem como o desenvolvimento da criatividade e da imaginação como resultados observados. Como referencial teórico, utilizamos Cameron (2001), Almeida Filho (1993) e Schütz (2008) sobre o ensino de língua estrangeira a crianças; Ortega e Clímaco (2018) sobre o ensino de literaturas hispânicas; Colomer (2017) sobre a leitura literária e Borges e Mozzer (2008) sobre a criatividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS