PIBID/ESPAÑOL: LA LECTURA LITERARIA, LA CREATIVIDAD Y LA ENSEÑANZA DE ELEC
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.33544Resumen
O presente trabalho visa a apresentar e discutir os resultados de uma das práticas realizadas no ensino da leitura literária nas aulas de língua estrangeira na educação infantil desenvolvidas no Pibid Espanhol/2018. Para isso, decidiu-se expor de forma crítica uma das ações desenvolvidas com alunos do grupo 4 da escola CEI Criarte/Ufes por uma bolsista integrante do Pibid. Entendemos que as literaturas são fundamentais para a aprendizagem de línguas uma vez que refletem os modos de vida dos povos que as produzem, oferecem repertório para a compreensão do mundo que nos rodeia e também contribuem para a formação emotiva e cidadã do indivíduo. Desse modo, o nosso objetivo é promover a reflexão sobre o ensino lúdico e contextualizado das literaturas estrangeiras nas aulas de línguas na educação infantil. Destacamos, assim, o ensino mais significativo, a familiarização com a cultura do outro e da sua própria, bem como o desenvolvimento da criatividade e da imaginação como resultados observados. Como referencial teórico, utilizamos Cameron (2001), Almeida Filho (1993) e Schütz (2008) sobre o ensino de língua estrangeira a crianças; Ortega e Clímaco (2018) sobre o ensino de literaturas hispânicas; Colomer (2017) sobre a leitura literária e Borges e Mozzer (2008) sobre a criatividade.
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