Tv Pibid E Variação Linguística: Uma Experiência Do Pibid Letras Português
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.33908Resumo
Este trabalho descreve uma das ações desenvolvidas no Pibid (Programa Institucional de Iniciação à Docência) do subprojeto Letras Português da Ufes, durante o segundo semestre de 2019, pelos pibidianos Xxxxxxxxxxxx e Xxxxxxxxxxxx, em uma turma de 3° ano do Ensino Médio, na EEEM Irmã Maria Horta, localizada em Vitória/ES. A atividade objetivou levar os alunos a refletirem sobre a língua e, mais especificamente, sobre a variação linguística e o preconceito linguístico. Para isso, foram abordados conceitos básicos sobre variação linguística, enfatizando o pressuposto básico da Teoria da Variação e da Mudança Linguística de que a língua é heterogênea. Neste artigo, apresentamos a sequência didática adotada para o desenvolvimento da atividade, descrevendo todas as etapas, e, na sequência, um relato da experiência. Para avaliação, os alunos tiveram de apresentar uma produção oral e outra escrita, realizando entrevistas para o desenvolvimento de pequenas pesquisas sociolinguísticas para que pudessem observar na prática como funcionavam as diferenças linguísticas entre as pessoas de diferentes graus de escolaridade. A TV Pibid foi a maneira encontrada inicialmente para “quebrar o gelo” com os alunos e ao final como uma entrevista dos alunos à jornalista Any Cometti.
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