Tv Pibid E Variação Linguística: Uma Experiência Do Pibid Letras Português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.33908

Resumo

Este trabalho descreve uma das ações desenvolvidas no Pibid (Programa Institucional de Iniciação à Docência) do subprojeto Letras Português da Ufes, durante o segundo semestre de 2019, pelos pibidianos Xxxxxxxxxxxx e Xxxxxxxxxxxx, em uma turma de 3° ano do Ensino Médio, na EEEM Irmã Maria Horta, localizada em Vitória/ES. A atividade objetivou levar os alunos a refletirem sobre a língua e, mais especificamente, sobre a variação linguística e o preconceito linguístico. Para isso, foram abordados conceitos básicos sobre variação linguística, enfatizando o pressuposto básico da Teoria da Variação e da Mudança Linguística de que a língua é heterogênea. Neste artigo, apresentamos a sequência didática adotada para o desenvolvimento da atividade, descrevendo todas as etapas, e, na sequência, um relato da experiência. Para avaliação, os alunos tiveram de apresentar uma produção oral e outra escrita, realizando entrevistas para o desenvolvimento de pequenas pesquisas sociolinguísticas para que pudessem observar na prática como funcionavam as diferenças linguísticas entre as pessoas de diferentes graus de escolaridade. A TV Pibid foi a maneira encontrada inicialmente para “quebrar o gelo” com os alunos e ao final como uma entrevista dos alunos à jornalista Any Cometti.

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Biografia do Autor

Leila Maria Tesch, UFES

Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Professora de Magistério Superior do Departamento de Línguas e Letras, na Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

19-04-2021

Como Citar

TESCH, Leila Maria; VECHE, Jaciara; SILVA, João Paulo. Tv Pibid E Variação Linguística: Uma Experiência Do Pibid Letras Português. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 27, p. 78–98, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i27.33908. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/33908. Acesso em: 25 nov. 2024.