Contribuições Da Sociolínguistica Educacional Para O Processo De Ensino-Aprendizagem E Ampliação Da Competência Comunicativa De Alunos Do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i28.35143

Resumo

Este artigo foi desenvolvido a partir de dois questionamentos que rondam o ensino de língua materna: por que os alunos se sentem estrangeiros à própria língua? E por que os diferentes falares são ignorados na escola? Com o propósito de enfrentar os problemas educacionais em torno dessas indagações, nos fundamentamos na Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005) a fim de apresentar uma proposta pedagógica mais sensível, promovendo uma reflexão sobre a atuação e postura dos professores e elencando a importância de uma consciência sobre as variedades linguísticas. Para isso, buscamos aporte teório-metodológico nas reflexões de Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2013) e Bagno (1999) e, no intuito de propor atividades educacionais que poderão ser utilizadas em sala de aula para tratar reflexiva e criticamente o tema variação linguística, ampliando a competência comunicativa de alunos do Ensino Médio.

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Biografia do Autor

ANDRÉ EFFGEN DE AGUIAR, Instituto Federal do Espírito Santo

Professor do Instituto Federal do Espírito Santo;

Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na PUC-SP;

Mestre em Estudos Linguísticos pela UFES.

SAMANTA MARTINS BARBOSA, INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Graduada em Letras Português pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

Professora de Língua Portuguesa da rede privada de ensino.

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Publicado

29-08-2021

Como Citar

EFFGEN DE AGUIAR, ANDRÉ; MARTINS BARBOSA, SAMANTA. Contribuições Da Sociolínguistica Educacional Para O Processo De Ensino-Aprendizagem E Ampliação Da Competência Comunicativa De Alunos Do Ensino Médio. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 28, p. 64–87, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i28.35143. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/35143. Acesso em: 23 abr. 2024.