Contribuições Da Sociolínguistica Educacional Para O Processo De Ensino-Aprendizagem E Ampliação Da Competência Comunicativa De Alunos Do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i28.35143Resumo
Este artigo foi desenvolvido a partir de dois questionamentos que rondam o ensino de língua materna: por que os alunos se sentem estrangeiros à própria língua? E por que os diferentes falares são ignorados na escola? Com o propósito de enfrentar os problemas educacionais em torno dessas indagações, nos fundamentamos na Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005) a fim de apresentar uma proposta pedagógica mais sensível, promovendo uma reflexão sobre a atuação e postura dos professores e elencando a importância de uma consciência sobre as variedades linguísticas. Para isso, buscamos aporte teório-metodológico nas reflexões de Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2013) e Bagno (1999) e, no intuito de propor atividades educacionais que poderão ser utilizadas em sala de aula para tratar reflexiva e criticamente o tema variação linguística, ampliando a competência comunicativa de alunos do Ensino Médio.
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