Contribuições Da Sociolínguistica Educacional Para O Processo De Ensino-Aprendizagem E Ampliação Da Competência Comunicativa De Alunos Do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i28.35143

Resumo

Este artigo foi desenvolvido a partir de dois questionamentos que rondam o ensino de língua materna: por que os alunos se sentem estrangeiros à própria língua? E por que os diferentes falares são ignorados na escola? Com o propósito de enfrentar os problemas educacionais em torno dessas indagações, nos fundamentamos na Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005) a fim de apresentar uma proposta pedagógica mais sensível, promovendo uma reflexão sobre a atuação e postura dos professores e elencando a importância de uma consciência sobre as variedades linguísticas. Para isso, buscamos aporte teório-metodológico nas reflexões de Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2013) e Bagno (1999) e, no intuito de propor atividades educacionais que poderão ser utilizadas em sala de aula para tratar reflexiva e criticamente o tema variação linguística, ampliando a competência comunicativa de alunos do Ensino Médio.

Biografia do Autor

  • ANDRÉ EFFGEN DE AGUIAR, Instituto Federal do Espírito Santo

    Professor do Instituto Federal do Espírito Santo;

    Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na PUC-SP;

    Mestre em Estudos Linguísticos pela UFES.

  • SAMANTA MARTINS BARBOSA, INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

    Graduada em Letras Português pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

    Professora de Língua Portuguesa da rede privada de ensino.

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Publicado

29-08-2021

Como Citar

Contribuições Da Sociolínguistica Educacional Para O Processo De Ensino-Aprendizagem E Ampliação Da Competência Comunicativa De Alunos Do Ensino Médio. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 28, p. 64–87, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i28.35143. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/35143. Acesso em: 20 jul. 2025.