Conectores Correlativos Em Contextos De Oralidade: Produtividade Funcional Via Gramaticalização

FUNCTIONAL PRODUCTIVITY THROUGH GRAMATICALIZATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v12i30.37912

Resumo

Este artigo recorta dados de uma pesquisa mais ampla que investiga conectores correlativos, destacando evidências de que a correlação se trata de um processo sintático e discursivo distinto da dicotomia tradicional: coordenação/subordinação. Os dados em análise são oriundos da modalidade de língua falada, coletados no corpus D&G da cidade de Natal, Rio Grande do Norte. Cotejamos o tratamento que representantes da gramática tradicional destinam ao tema com análises mais recentes, desenvolvidas por pesquisadores filiados a abordagens da linguística funcionalista. Para explicar, a  partir dessa ótica, a constituição dos processos de formação dos pares correlativos, aplicamos os princípios de gramaticalização de Hopper (1991). Por conclusão, constatamos a produtividade de novos pares ou a transformação de pares já consolidados pelos usos e defendemos que a correlação é um fenômeno em emergência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raissa Moreira, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, atuando na linha de pesquisa Diversidade e mudança linguística. É integrante do Grupo de Pesquisa Teorias Linguísticas de base (TLB), e do grupo de pesquisa Investigações Funcionalistas (GIF), ambos cadastrados no CNPq. Também é membro do projeto de pesquisa FVNexA em prol do ensino de conteúdos linguísticos em tempos de pandemia. Mestre em Linguística pelo programa de Pós-graduação em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/2019);Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande(UFCG/2015).Recentemente vem desenvolvendo pesquisas tendo como suporte a teoria do Funcionalismo Linguístico Clássica.

Camilo Silva, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutorado em Letras na Universidade Federal de São Paulo (2018). Doutorado em Letras na Universidade Federal da Paraíba (2005) com Doutorado Sanduíche na Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Mestrado em Letras na Universidade Federal da Paraíba (1999). Graduação em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989). É vinculado à Universidade Federal da Paraíba, onde atua na Graduação em Letras e na Pós-Graduação em Linguística. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Funcional, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, situando-se na interface gramática e ensino. Publicou diversos artigos em períodicos qualificados, organizou livros e publicou capítulos de livro com tematicas relacionadas a sua área de atuação.

Downloads

Publicado

26-06-2022

Como Citar

MOREIRA, Raissa; SILVA, Camilo. Conectores Correlativos Em Contextos De Oralidade: Produtividade Funcional Via Gramaticalização: FUNCTIONAL PRODUCTIVITY THROUGH GRAMATICALIZATION. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 12, n. 30, p. 154–171, 2022. DOI: 10.47456/pl.v12i30.37912. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/37912. Acesso em: 28 mar. 2024.