Por Uma Perspectiva Não Atomística Das Construções Relacionais Intensivas Atributivas: Reflexões Em Torno Do Emparelhamento De Papéis Temáticos E Da Configuração Morfossintática Da Cláusula Relacional

Autores

  • Jhonathan Leno Reis Franca Santana Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v12i30.38066

Resumo

Este artigo tem por objetivo tecer reflexões de natureza teórica acerca do estatuto gramatical das cláusulas intensivas atributivas (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Para isso, o texto retoma resultados obtidos por Santana (2021) no que se refere à descrição desse tipo de cláusula. O problema constatado se refere à dificuldade em explicar a seleção dos participantes da cláusula como função do processo, bem como em descrever a seleção dos papéis participantes codificados por esses constituintes com base na semântica do verbo. A hipótese é a de que os constituintes dessas cláusulas são função da construção, e não da centralidade do predicador. Como suporte à explanação, operou-se a seleção de 91 cláusulas intensivas. Observaram-se aspectos dessas construções não descritos pelo pesquisador na investigação antecedente, como: a natureza dos constituintes codificadores do Portador, a frequência de ocorrência das formas verbais, a relação dessas formas com as redes de qualificação e classificação, dentre outros pontos. O texto conclui propondo uma mudança de perspectiva para ao tratamento das construções relacionais. Essa mudança poderá possibilitar respostas a questões em aberto no que se refere à natureza dessas construções.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-06-2022

Como Citar

REIS FRANCA SANTANA, Jhonathan Leno. Por Uma Perspectiva Não Atomística Das Construções Relacionais Intensivas Atributivas: Reflexões Em Torno Do Emparelhamento De Papéis Temáticos E Da Configuração Morfossintática Da Cláusula Relacional. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 12, n. 30, p. 49–68, 2022. DOI: 10.47456/pl.v12i30.38066. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/38066. Acesso em: 24 abr. 2024.