Linguística De Texto E Funcionalismo Norte-Americano Em Diálogo:Em Defesa De Uma Agenda De Pesquisas

Autores

  • Dennis Castanheira UERJ/ Professor Substituto de Língua Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v12i31.38661

Palavras-chave:

Linguística de Texto, Funcionalismo norte-americano, Interfaces

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir a possibilidade de interface entre a Linguística de Texto e o Funcionalismo norte-americano por meio da retomada dos seus pressupostos teóricos basilares, da elucidação dos seus pontos de contato e da ilustração das suas possibilidades de encaminhamento teórico-analítico. Para isso, são exploradas as bases das duas vertentes (cf. GIVÓN, 1995; BUTLER, 2003; BERNÁRDEZ, 2003; VAN DIJK, 1997; 2006; 2015; AUTOR, 2020b) e são apresentadas pesquisas de Santos (2003) e de Autor (2017; 2020), Autor (2020a) e Autor (2021). Diante de tais elucidações, há a defesa de uma agenda de pesquisas a partir do diálogo entre a Linguística de Texto e o Funcionalismo norte-americano.

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Biografia do Autor

Dennis Castanheira, UERJ/ Professor Substituto de Língua Portuguesa

Graduado em Licenciatura em Letras (Português e Literaturas), com dignidade acadêmica Magna Cum Laude, Mestre em Linguística e Doutor em Letras (Letras Vernáculas - Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é Professor Substituto de Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro,  Professor Substituto de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenador de Produção Textual no ensino básico. Integra o Grupo de Estudos Discurso & Gramática e o Grupo de Pesquisa em Linguística de Texto. Publica suas investigações em periódicos especializados e livros.

 

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Publicado

03-10-2022

Como Citar

CASTANHEIRA, Dennis. Linguística De Texto E Funcionalismo Norte-Americano Em Diálogo:Em Defesa De Uma Agenda De Pesquisas. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 12, n. 31, p. 181–202, 2022. DOI: 10.47456/pl.v12i31.38661. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/38661. Acesso em: 17 jul. 2024.