Efeitos De Modalidade Na Interpretação Intermodal De Fábulas No Par Linguístico Libras-Português:

Recorte de uma pesquisa empírico-experimental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v12i31.39042

Palavras-chave:

Interpretação intermodal, Libras-português, Efeitos de modalidade

Resumo

Neste artigo, apresenta-se parte dos resultados de um estudo piloto de uma pesquisa que, utilizando uma metodologia empírico-experimental, investigou a direcionalidade na interpretação intermodal entre Libras e português, com enfoque nos possíveis efeitos de modalidade que influenciariam a atuação de um intérprete de Libras-português na interpretação de fábulas. Um questionário foi preenchido por 142 respondentes para selecionar esse participante, que realizou duas tarefas de interpretação simultânea intermodal. Nas tarefas de interpretação, utilizaram-se duas fábulas de Esopo como texto-fonte (TF), que foram interpretadas nas duas direções: direta (Libras-português) e inversa (português-Libras). Baseou-se no referencial teórico sobre interpretação e narração de fábulas em Libras (CASTRO, 2012), interpretação intermodal (RODRIGUES, 2013; 2018) e estratégias interpretativas (BARBOSA, 2020). As análises dos resultados dos efeitos de modalidade identificados na investigação indicaram o uso de classificadores e a utilização de estratégias específicas ligadas à modalidade das línguas envolvidas no processo interpretativo. Conclui-se que, como as fábulas interpretadas no estudo piloto são altamente imagéticas, apenas o conhecimento dos sinais não é suficiente para realizar as tarefas de interpretação, sendo necessário o domínio de classificadores e de outras estratégias específicas.

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Publicado

27-12-2022

Como Citar

TASSARA, Vitória; HENRIQUE RODRIGUES, Carlos; BARBOSA DE LIMA FONSECA, Norma. Efeitos De Modalidade Na Interpretação Intermodal De Fábulas No Par Linguístico Libras-Português:: Recorte de uma pesquisa empírico-experimental. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 12, n. 32, p. 127–143, 2022. DOI: 10.47456/pl.v12i31.39042. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/39042. Acesso em: 29 mar. 2024.