Modos De Resistir:

Quando As Narrativas Dos Tradutores E Intérpretes De Libras E Português Nos Contam As Histórias

Autores

  • Lucyenne Vieira-Machado UFES
  • Josué Rego da Silva Instituto Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Tradutor e Intérprete de Libras e Português. Inclusão. Resistências.

Resumo

Este texto é um recorte de uma pesquisa maior que procura problematizar a emergência e a institucionalização do Tradutor e Intérprete de Libras e Português que são produzidos nos modos de resistências surdas a partir das práticas e experiências desse profissional na grade de inteligibilidade da inclusão em nossa contemporaneidade. Foram analisadas narrativas de pessoas com experiência na área da tradução e interpretação de Libras e Português, com idades entre 29 e 55 anos, de diferentes estados da federação. Compreendemos que o Tradutor e Intérprete de Libras e Português tenha se constituído como um dispositivo de gerenciamento de risco dos sujeitos surdos no espaço escolar, na grade de inteligibilidade da inclusão, que se ocupa de administrar as condutas dos sujeitos classificados como público-alvo dessa racionalidade. Acreditamos que em diferentes momentos do seu percurso histórico, esses sujeitos ressoaram em suas práticas, diferentes modos de resistência surda, tanto utópicas como infames.

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Referências

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Publicado

27-12-2022

Como Citar

VIEIRA-MACHADO, Lucyenne; REGO DA SILVA, Josué. Modos De Resistir:: Quando As Narrativas Dos Tradutores E Intérpretes De Libras E Português Nos Contam As Histórias. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 12, n. 32, p. 93–103, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/39276. Acesso em: 19 abr. 2024.