"E EU TÔ AQUI SOFRENDO”: UMA ENTREVISTA E OS VÁRIOS FENÔMENOS SOCIOLINGUÍSTICOS INTERACIONAIS
Resumo
Propomo-nos, no presente trabalho, a analisar um fragmento de uma entrevista realizada no ano de 2012, na cidade de Serra, município integrante da Grande Vitória (estado do Espírito Santo), gravada em vídeo e áudio, com uma idosa que vive em uma instituição de longa permanência (de caráter filantrópico) desta cidade. Tencionamos explorar, numa perspectiva que se alinha à Sociolinguística Interacional, fenômenos tais quais o de enquadre, footing (GOFFMAN, 1964; 1974), organização sequencial de fala (SACKS, JEFFERSON E SCHEGLOGG, 1974; PSATHAS, 1995) e, em especial, a fala institucional (JUNG; LORDER, 2009). A entrevista foi feita pelo método etnográfico de pesquisa em campo e transcrita com base nos estudos da Análise da Conversa; a interação foi realizada numa sala médica existente no interior da instituição e contou com quatro participantes: as duas pesquisadoras, uma idosa e uma enfermeira. Buscamos, outrossim, apresentar alguns conceitos-chave da Sociolinguística Interacional e empregá-los em nossa análise.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS