Formação De Leitores Por Meio Da Prática Dialógica Pensar Alto Em Grupo:

Uma Experiência Em Um Curso De Extensão Universitária

Autores

  • Cleber Ferreira Guimarães Secretaria Municipal de Campo Grande-MS.

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v13i35.41764

Palavras-chave:

Formação de leitores, Prática dialógica, Pensar Alto em Grupo

Resumo

Este artigo tem como objetivo central discutir a formação de leitores por meio de uma prática dialógica e democrática, o Pensar Alto em Grupo (PAG), partindo do seguinte questionamento: Quais as contribuições da prática do PAG na formação de alunos de um curso de extensão universitária como leitores responsivos? Trata-se de um estudo qualitativo-interpretativista, cujo método principal para geração de dados foi o Pensar Alto em Grupo. Os dados aqui analisados foram gerados com um grupo de cinco alunos de um curso de extensão universitária desenvolvido via plataforma Teams, em 2021. Teoricamente, partimos da concepção dialógica de linguagem e dos estudos sobre leitura e letramento. Os resultados apontam para a importância de dar voz aos leitores e espaço para suas subjetividades a fim de promover uma discussão dialogizada, na qual os sentidos são construídos colaborativa e democraticamente.

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Biografia do Autor

Cleber Ferreira Guimarães, Secretaria Municipal de Campo Grande-MS.

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista-UNOESTE.

Graduação em Letras pela UNIESP,SP.

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Publicado

10-12-2023

Como Citar

GUIMARÃES, Cleber Ferreira. Formação De Leitores Por Meio Da Prática Dialógica Pensar Alto Em Grupo:: Uma Experiência Em Um Curso De Extensão Universitária. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 13, n. 35, p. 106 – 126, 2023. DOI: 10.47456/pl.v13i35.41764. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/41764. Acesso em: 5 dez. 2024.