A Formação Continuada De Professores De Ciências Humanas Para Uma Consciência Do Ensino Da Competência Leitora
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v13i35.42078Palavras-chave:
Ensino de competência leitura, Formação de professores, GamificaçãoResumo
A formação dos professores no Brasil apresenta uma dicotomia entre modelos de áreas do conhecimento e modelos de formação pedagógico-didática. Por muito tempo, esses modelos estavam distanciados, porém, com metodologias interdisciplinares nas provas de larga escala para medir o aprendizado do alunado (como SAEB e ENEM), cada vez mais, é preciso repensar a formação continuada no Brasil. Os professores precisam de uma remodelagem entre teoria vs. prática, com a finalidade de melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos. Associado a isso, é preciso engajar todos os professores das áreas de conhecimento na escola para o ensino de leitura, considerando que o cenário de proficiência e compreensão leitora no Brasil é assimétrico para idade/série na educação básica. Essa situação se agrava quando a função da leitura na escola recai somente ao professor de português. Considerando essa situação educacional, este artigo apresenta uma metodologia gamificada, como proposta formativa, desenvolvida para professores de Ciências Humanas (História e Geografia) para a conscientização do processo de leitura e compreensão leitora dos alunos. Esta proposta de formação serve para que outros professores-formadores possam replicá-la, com o objetivo de diminuir a assimetria da proficiência leitora no Brasil.
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