A Formação Continuada De Professores De Ciências Humanas Para Uma Consciência Do Ensino Da Competência Leitora

Autores

  • Bruno Felipe Marques Pinheiro Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v13i35.42078

Palavras-chave:

Ensino de competência leitura, Formação de professores, Gamificação

Resumo

A formação dos professores no Brasil apresenta uma dicotomia entre modelos de áreas do conhecimento e modelos de formação pedagógico-didática. Por muito tempo, esses modelos estavam distanciados, porém, com metodologias interdisciplinares nas provas de larga escala para medir o aprendizado do alunado (como SAEB e ENEM), cada vez mais, é preciso repensar a formação continuada no Brasil. Os professores precisam de uma remodelagem entre teoria vs. prática, com a finalidade de melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos. Associado a isso, é preciso engajar todos os professores das áreas de conhecimento na escola para o ensino de leitura, considerando que o cenário de proficiência e compreensão leitora no Brasil é assimétrico para idade/série na educação básica. Essa situação se agrava quando a função da leitura na escola recai somente ao professor de português. Considerando essa situação educacional, este artigo apresenta uma metodologia gamificada, como proposta formativa, desenvolvida para professores de Ciências Humanas (História e Geografia) para a conscientização do processo de leitura e compreensão leitora dos alunos. Esta proposta de formação serve para que outros professores-formadores possam replicá-la, com o objetivo de diminuir a assimetria da proficiência leitora no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, K. N. et al. O teste Cloze como instrumento de medida da proficiência em leitura: fatores linguísticos e não linguísticos. Revista de estudos da linguagem, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, 2017, p. 1767-1799. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/11366/0

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão. Rev. Trad. Marina Appenzeller. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BARTHOLO, T. L. et al. Learning loss and learning inequality during the Covid-19 pandemic. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]. Rio de Janeiro, v. 31, n.119, 2023, p. 1-24. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362022003003776 1

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Média e tecnológica.

Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental: Terceiro e quarto ciclos: Língua Portuguesa. Brasília: SEF, 1998.

BRASIL. Boletim pedagógico (2021) do 9º ano do Ensino fundamental. Fundação Cesgrario. Secretaria do Estado da educação, do esporte e da cultura, 2021. Disponível em: https://saese.cesgranrio.org.br/devolutivas

BRASIL. Enciclopédia PIRLS 2021: capítulo Brasil. Diretoria de Avaliação da Educação Básica. INEP/MEC. Brasília/DF, 2023. Disponível em: https://pirls2021.org/encyclopedia/

CALDEVILLA, R. Cartão de propaganda. Biblioteca Nacional, Lisboa, Portugal, 1917.

DENO, S. L. Developments in curriculum-based measurement. The Journal of

Special Education, n. 37, v. 3, 2003, p. 184-192. Disponível em: https://doi.org/10.1177/00224669030370030801

FREITAG, R. M. K.; MACHADO, A. P. G. Pistas dos processos de decodificação que levam à compreensão da leitura. Letras De Hoje, Rio Grande do Sul, n. 54, v. 2, 2019, p. 132–145. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32509.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 2. ed. Campinas: Pontes: Unicamp, 1992

KLEIMAN, A. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas: Pontes: Unicamp, 2001.

LABERGE, D.; SAMUELS, S. J. Toward a theory kg automatic information

processing in reading. Cognitive psychology, n. 2, v. 6, 1974, p. 293- 324. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0010-0285(74)90015-2

MACHADO, A. P. G. Fluência em leitura oral e compreensão em

leitura: automaticidade na decodificação para a compreensão leitora. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão. 2018a.

MACHADO, A. P. G. Variação linguística e leitura: fenômenos variáveis da fala na leitura em voz alta. A Cor das Letras, Feira de Santana, n. 4, v. 19, 2018b, p. 196-218. Disponível em: https://doi.org/10.13102/cl.v19i4Especial.2867

MACHADO, A. P. R.; SANTOS, I. M.; CRUZ, D. S. Diagnóstico de estudantes: interface entre automaticidade e compreensão leitora. Revista ponto de vista. Viçosa, n. 1, v. 8, 2019, p. 47-61. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9203/3700

MARCUSCHI, L. A. Produção de texto, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARINI, A. Compreensão de Leitura no Ensino Superior: Teste de um programa para Treino de Habilidades. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1986.

NAVARRO, Roberto. O que foi o cangaço? Superinteressante. 4 de jul 2018. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-foi-o-cangaço/. Acesso em: 08 de ago. 2023.

OCDE. Education Policy Outlook: Brazil – with a Focus on National and Subnational Policies © OCDE 2021. Disponível em: https://www.oecd.org/education/policy-outlook/country-profile-Brazil-2021-EN.pdf. Acesso em: 08 de agos. 2023

PERFETTI, C.; SIAFURA, J. Word knowledge in a theory of reading

comprehension. Scientific studies of reading, V. 18, n. 1, 2014, p. 22-37. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2013.827687

PERFETTI, C. A.; LANDI, N.; OAKHILL, J. A aquisição da habilidade de

compreensão da leitura. In: SNOWLING, Margaret J.; HULME, Charles (org.). A ciência da leitura, Porto Alegre: Penso, 2013, p. 245-265.

PINHEIRO, B. F. M.; SILVA, L. S.; FREITAG, R. M. K. Velocidade de leitura na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias do ENEM em estudantes do ensino médio. 70ª Reunião Anual da SBPC. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Universidade Federal de Alagoas, 2018.

PULIEZI, S. A fluência e sua importância para a compreensão da leitura. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

RASINSKI, T. V. Commentary: Speed does matter in reading. The Reading Teacher, n. 2, v. 54, 2000, p. 146-151. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/20204889

RASINSKI, T. V. et al. Is reading fluency a key for successful high school reading? Journal of Adolescent & Adult Literacy, n. 1, v. 49, 2005, p. 22-27. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40009266

RASINSKI, T. V. et al. The relationship between a silent reading fluency instructional protocol on students’ reading comprehension and achievement in an urban school setting. Reading Psychology, v. 32, n.1, 2011, p. 75-97.

SANTOS, A. A. A. Compreensão em leitura na universidade: Um estudo comparativo entre dois procedimentos de treino. Estudos de Psicologia, Campinas, n. 7, v. 2, 1990, p. 39-53. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estudos/article/view/7939

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, 2009, p. 143-155. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 2 ed. São Paulo: Autores Associados, 2012.

SIM-SIM, I.; VIANA, F. L. Para a avaliação do desempenho de leitura. Lisboa, Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação, 2007. Disponível em: https://hdl.handle.net/1822/11809

SOS/Seek Optimum Skills. Skimming and Scanning. Reading and study skills lab. AnneArundel Community College. MD. USA, 2015. Disponível em: https://www.aacc.edu/tutoring/file/skimming.pdf

TRISTÃO, F. S. C. Avaliação da fluência de leitura oral em alunos de 2º ano do 1º ciclo. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) – Universidade de Lisboa, Lisboa. 2009.

Downloads

Publicado

10-12-2023

Como Citar

MARQUES PINHEIRO, Bruno Felipe. A Formação Continuada De Professores De Ciências Humanas Para Uma Consciência Do Ensino Da Competência Leitora. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 13, n. 35, p. 85–105, 2023. DOI: 10.47456/pl.v13i35.42078. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/42078. Acesso em: 5 nov. 2024.