A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA IMPRENSA POPULAR: O CASO DO EXPRESSO POPULAR
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir como a ironia se constitui como estratégia estilística no jornal e de que maneira esse estilo constrói e confirma estereótipos da mulher. Partimos da hipótese de que há metáforas conceptuais, no discurso jornalístico, que revelam e constroem estereótipos da mulher, guiando a seleção de recursos estilísticos como estratégia de envolvimento do leitor. A fim de alcançar nosso propósito, tomamos como fundamentação teórica o conceito de ironia, proposto por Maingueneau (2005), o conceito de estereótipo, discutido por Lippman (1970), Amossy (2005) e Charaudeau (2007) e o de metáfora conceptual proposto por Lakoff & Johnson (2002); constituímos o corpus com textos retirados do Jornal Expresso Popular, do mês de março de 2009 e procedemos à análise. Conforme a análise, verificamos que a ironia é o traço estilístico mais presente no material na representação da mulher. Além disso, por meio da ironia, constitui-se o exagero que caracteriza o nível de sensacionalismo no jornal popular.
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