REFLEXOS DA COMPREENSÃO DE FATORES MULTIMODAIS NA ESCRITA ESCOLAR

Authors

  • Mônica Magalhães Cavalcante Universidade Federal do Ceará
  • Suelene Silva Oliveira Universidade Estadual do Ceará

Abstract

O propósito desse trabalho é analisar o nível de compreensão que alunos do 9º ano do ensino fundamental tiveram ao assistirem ao curta-metragem Vida Maria, de Márcio Ramos, e os fatores multissemióticos que reconheceram, ainda que intuitivamente, para a recategorização dos referentes. Para isso, coletamos respostas de entrevistas feitas a esses alunos, cujos depoimentos compuseram nosso corpus. Em nosso estudo, assumimos os pressupostos fundamentais da Gramática do Design Visual (GDV), postulados por Kress e van Leeuwen (2006), no âmbito da Semiótica Social. Além disso, demonstramos os efeitos de sentido obtidos, no texto verbo-audiovisual, com o uso de diferentes formas de introdução de referentes (SILVA, 2013; OLIVEIRA, 2014). Constatamos que os significados foram produzidos, distribuídos, recebidos, interpretados e reproduzidos através de uma série de modos comunicativos e representacionais – cores, olhares, imagem, por exemplo –, e não somente através da linguagem escrita ou falada. Os modos semióticos são, portanto, moldados através dos seus usos culturais, históricos, cujos significados são sociais, isto é, constituídos pelas normas e regras operadas pelas condições de produção do signo.

Author Biographies

  • Mônica Magalhães Cavalcante, Universidade Federal do Ceará
    Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará.
  • Suelene Silva Oliveira, Universidade Estadual do Ceará
    Professora Adujunta do Curso de Letras. Área de atuação: formação de professores em Língua Portuesa.

Published

25-12-2017

How to Cite

REFLEXOS DA COMPREENSÃO DE FATORES MULTIMODAIS NA ESCRITA ESCOLAR. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 236–251, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17863. Acesso em: 27 dec. 2025.