O GÊNERO DISCURSIVO DENTRO DA ESCOLA: DIALOGIA, AVALIAÇÃO E SUBJETIVIDADE
Resumo
Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma discussão em torno da situação atual do processo de produção de textos dentro de gêneros discursivos argumentativos no ensino regular a fim de traçar parâmetros que possam esclarecer alguns requerimentos explicitados nos PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio). Foi realizada uma roda de conversa com estudantes do Ensino Médio para que também dessem seu parecer sobre o assunto. A metodologia qualitativa inferencial é utilizada no intuito de refletir e refratar a realidade para que mais discussões se iniciem provenientes desta pesquisa. Baseados na perspectiva de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, este trabalho guia-se sob a luz dos conceitos da alteridade, dialogia e dos gêneros do discurso para compreender as tensões discursivas que percorrem o grupo observado para contribuir nos melhoramentos do ensino na realidade escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS