METÁFORAS: ESTRATÉGIAS DE TRANSMISSÃO DE IDEOLOGIA NO DISCURSO DO PAPA FRANCISCO
Abstract
O propósito deste artigo é identificar e analisar as metáforas como estratégias de compreensão da linguagem e do mundo e de transmissão de ideologia. O objeto de estudo são fragmentos do discurso proferido no dia 22 de dezembro de 2014 pelo Papa Francisco no encontro com os cardeais e colaboradores da Cúria Romana para a troca de bons votos de Natal. Para o nosso estudo, baseamo-nos na contribuição de Lakoff e Johnson (2002), no que se referem à função semântico-discursiva da metáfora, em diálogo com a proposta sociocognitiva de van Dijk (1998, 2010, 2012). Os resultados das análises apontam características peculiares do governo do Santo Padre frente à atual situação de sua instituição e nos permitem (em um primeiro momento) demonstrar a importância de um estudo que considere a função sociocognitiva-discursiva da metáfora na transmissão de ideologia e de relações de poder.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS