PIADA EM SALA DE AULA É COISA SÉRIA: O POTENCIAL DOS TEXTOS CHISTOSOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Authors

  • Rosani Muniz Marlow Universidade Federal do Espírito Santo Faculdade Europeia de Vitória

Abstract

Resumo: O artigo objetiva analisar o gênero discursivo piada, discorrendo sobre suas características sócio-discursivas e histórico-culturais e revelando seu potencial didático como instrumento de professores e professoras para o ensino da língua portuguesa. Para isso, a análise consulta documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e autores de estudos sobre gêneros discursivos e textos humorísticos, como: Bakhtin (1992), Mascuschi (2003), Koch (2003), Possenti (2001) e Lins (2014), além de evidenciar a discussão de que o ensino, inclusive da língua materna, deve preocupar-se com questões pedagógicas, como o interesse do alunado e a prática lúdica como forma de proporcionar ambientes favoráveis à aprendizagem significativa em sala de aula. Neste sentido, as piadas podem ser ferramentas para o ensino, dado o seu conteúdo irreverente e sua aceitação nos mais diversos públicos sociais. O corpus é composto de dez chistes de domínio público, com circulação oral ou na internet, e a análise apresenta possibilidades de se trabalhar com piadas sem a preocupação de direcioná-las para séries específicas da educação formal, mas especialmente com a intenção de que os docentes percebam o potencial das piadas para o ensino e levem a sério a sua inclusão na sala de aula.

Palavras-chave: Piada. Ensino. Sala de Aula. Língua Portuguesa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rosani Muniz Marlow, Universidade Federal do Espírito Santo Faculdade Europeia de Vitória

Mestranda em Estudos Linguísticos (PPGEL/UFES)

Published

10-09-2017

How to Cite

MARLOW, Rosani Muniz. PIADA EM SALA DE AULA É COISA SÉRIA: O POTENCIAL DOS TEXTOS CHISTOSOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 55–73, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15597. Acesso em: 22 jul. 2024.