CONSTRUCIONALIZAÇÃO DE UM MONTE DE SN: UMA ABORDAGEM CENTRADA NO USO

Authors

  • Nuciene Caroline Amphilóphio Fumaux UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-4593-0194
  • karen Sampaio Braga Alonso UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Maura Cezario UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro

Abstract

Este trabalho possui como objetivo descrever a formação da construção Um monte de SN (com sentido quantitativo, como em um monte de gente) ao longo da história do português. Acreditamos que esta construção tenha se originado de uma construção binominal, de cunho qualitativo – que, de acordo com Traugott & Trousdale (2013) teria sofrido mudanças construcionais e acarretado a formação de um novo pareamento forma-sentido, uma nova construção (construcionalização). Sob a perspectiva dos Modelos Baseados no Uso, pretendemos, então, analisar como se desencadearam essas mudanças linguísticas e, para tanto, pretendemos discorrer sobre as análises feitas a partir de fatores primordiais como composicionalidade, esquematicidade, entre outros.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nuciene Caroline Amphilóphio Fumaux, UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro

Aluna de mestrado do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro. UFRJ. Rio de Janeiro- RJ. Brasil.

karen Sampaio Braga Alonso, UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Linguística e Filologia da Faculdade de Letras. Universidade Federal do Rio de Janeiro. UFRJ. Rio de Janeiro- RJ. Brasil.

Maria Maura Cezario, UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Linguística e Filologia da Faculdade de Letras. Universidade Federal do Rio de Janeiro. UFRJ. Rio de Janeiro- RJ. Brasil.

Published

19-07-2017

How to Cite

AMPHILÓPHIO FUMAUX, Nuciene Caroline; SAMPAIO BRAGA ALONSO, Karen; CEZARIO, Maria Maura. CONSTRUCIONALIZAÇÃO DE UM MONTE DE SN: UMA ABORDAGEM CENTRADA NO USO. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 139–158, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15654. Acesso em: 22 nov. 2024.