A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA EM JOGOS DIGITAIS NA WEB: UM ESTUDO SOBRE O RRPG FIRECAST
Abstract
Este artigo apresenta reflexões a respeito da construção lúdica e colaborativa da narrativa em um jogo digital, o RRPG Firecast. Mais especificamente, busca compreender o papel do modo de organização descritivo para essa construção. As questões norteadoras da pesquisa são: Qual é a função do descritivo para a expansão da narrativa em jogos digitais de RPG? Qual o papel do mestre/narrador para o estabelecimento da coerência narrativa? O quadro teórico que nos permite realizar as análises sobre o narrativo e o descritivo está em Charaudeau (2014) e, para tratar do caráter lúdico do jogo nos respaldamos em Huizinga (1999). O estudo nos permite afirmar que o descritivo constitui-se como um fenômeno fundamental para a construção da narratividade e que a mediação do mestre/narrador colabora para o estabelecimento da coerência narrativa. Com base nas análises realizadas, refletimos, brevemente, sobre como as práticas de escrita espontânea em jogos na Web podem contribuir para tornar mais significativas as práticas de escrita na escola.
Palavras-chave: Narrativa. Descritivo. Jogos digitais. Escrita . Ensino
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS