O DISCURSO SOBRE A MULHER E O CASAMENTO NA REVISTA JORNAL DAS MOÇAS NA DÉCADA DE 50
Abstract
O presente trabalho visa discutir a construção da imagem da mulher e do casamento no periódico Jornal das Moças na década de 50. Tendo como arcabouço teórico a Análise de Discurso de Linha Francesa (ADLF) que tem como precursor Michel Pêcheux, propõe-se discutir o modo como a ideologia e as condições de produção alicerçam as perspectivas de casamento e o papel do sujeito mulher em vários aspectos na sociedade pela ótica da revista supracitada. Como resultado pode-se afirmar que os veículos midiáticos atuam como transmissores de ideologias sobre o que é ser mulher indicando os modos de constituição da mesma. Dessa forma, colaborando para regulamentação de sentidos que posicionam os sujeitos em espaços demarcados no corpo social, a revista age regulando e normatizando os sujeitos mulheres, conduzindo-as a ocuparem determinado lugar na esfera discursiva.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS