O USO DAS ASPAS COMO UM RECURSO ARGUMENTATIVO – O APELO À VOZ DO OUTRO
Abstract
Neste estudo, analisamos, nos comentários das notícias publicadas em sites da internet, o uso das aspas como uma heterogeneidade enunciativa, conforme Authier-Revuz (1990), que defende a hetrerogeneidade enunciativa como a junção entre a metadiscursividade e a alteridade radical do discurso. Refletimos aqui sobre as funções argumentativas que as aspas podem desempenhar no texto, partindo da hipótese de que as aspas são estratégias argumentativas usadas de modo proposital, com objetivos bem definidos, ainda que dados efeitos de sentido escapem ao controle que o sujeito supõe ter sobre o seu dizer. Promovendo uma modificação complexa da significação, elas apontam diretamente para o surgimento de uma exterioridade no fio do discurso e, portanto, assinalam um distanciamento protetor do locutor em relação a seu enunciado. Realizamos os seguintes procedimentos de análise: localizamos as marcas textuais das aspas nos comentários das notícias publicadas no site do UOL; e, em seguida, refletimos sobre as funções argumentativas que essas estruturas podem exercer nas postagens em foco. Estamos entendendo por função argumentativa (ver BRITO, 2015) os efeitos discursivos que os usos de tais marcas de heterogeneidade ajudam a exercer sobre os interlocutores no texto.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS