O Texto Em Avaliação: Do Gênero Discursivo Ao Cronotopo
Abstract
Este trabalho tem como objetivo principal discutir acerca de mudanças interativas e sociais em torno do gênero discursivo na circunstância de avaliação textual. De maneira específica, pretende-se construir um estudo que visa a identificar aspectos particulares de textos produzidos em provas de redação que conduzem o gênero discursivo a ser enunciado em um tempo-espaço com características distintas ao que ocorre fora deste entorno avaliativo. Tal trabalho, que parte de resultados obtidos em pesquisa de mestrado, organiza-se em um estudo contrastivo dos conceitos de gênero discursivo e de cronotopo, postulados por Bakhtin e o Círculo, seguido de uma análise da edição de 2015 da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudo referencia-se metodologicamente pelo paradigma indiciário (GINZBURG, 1986) e é guiado por uma perspectiva dialógica de observação (BAKHTIN, 2011).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 PERcursos Linguísticos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS