Transformações Relativas À Tradução E Interpretação No Campo Da Surdez No Brasil
Abstract
A tradução e interpretação no campo da surdez no Brasil se consolidam nos últimos anos a partir dos avanços sociais e políticos, bem como pela produção de pesquisa na área. Atuar como tradutor e intérprete na atualidade pressupõe acompanhar as mudanças relativas à profissão em vias de ter condições de realizar o exercício profissional na interface com a multidisciplinaridade dos contextos plurais e mesmo multilíngues em que os surdos se inserem. É nesse sentido que pela legislação e pelas demandas de atuação, conforme se visualiza em literatura recente, se faz necessário uma formação profissional a partir de saberes e conhecimentos diversos que podem ser construídos em diferentes níveis formativos nas modalidades presencial e à distância impulsionando o desenvolvimento profissional desse recurso humano que é um importante mediador das ações de inclusão. Compreende-se que as ações formativas precisam estar relacionadas com as demandas do campo de atuação, as quais são sinalizadas pelo próprio mercado profissional que se expande de modo cada vez mais criterioso em atenção aos direitos dos surdos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 PERcursos Linguísticos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS