Memes Em Grupos De Facebook: Efeitos De Sentido Em Postagens Preconceituosas Na Internet
Abstract
A internet tem se constituído como um espaço “livre” em que os sujeitos se relacionam e fazem circular sentidos dos mais variados. Observa-se que informações e opiniões circulam em tempo real, e se está sempre em busca de curtidas e compartilhamentos. Com isso, os memes ganharam espaço, constituindo-se como objetos simbólicos, no intuito de promover humor, por meio de situações reais do cotidiano. Este artigo tem por objetivo discutir a respeito das mais diversas formas de preconceito, categorizando e discutindo suas mais variadas formas de materialidade discursiva, por meio dos memes e analisar postagens preconceituosas e seus efeitos de sentido. Para tal, utilizaremos da Análise do discurso (AD) de linha francesa como metodologia de análise, apoiados nos estudos de Pêcheux (2008, 2009 e 2010) e Orlandi (2007, 2009, 2010 e 2012). Nas análises, ficaram evidentes que alguns grupos do Facebook faziam postagens por meio de memes com cunho preconceituoso, muitos deles xenofóbicos, machistas e sexistas.
Palavras-chave: Redes Sociais. Análise do Discurso. Preconceito
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 PERcursos Linguísticos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS