Narrativa De Uma Estudante Disléxica Marginalizada No Espaço Escolar: A Persistência Da Estrutura Centro-Periferia Na Era Da Superdiversidade
Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as noções de centro-periferia relacionadas ao âmbito escolar na era da superdiversidade construídas em narrativas sobre a trajetória de uma estudante disléxica em movimentos interacionais construídos entre entrevistadora e entrevistada. Além disso, visa ao desenvolvimento de inteligibilidades sobre as temáticas que emergem a partir dessas construções. A arquitetura teórica, em perspectiva interdisciplinar, fundamenta-se em pertinentes estudos sobre a globalização (Streger, 2003; Kumaravadivelu, 2006), a superdiversidade (Vertovec, 2007, Estefogo, 2017) e a centro-periferização no espaço escolar (Earp, 2007), com contribuições da Linguística Aplicada (Davies, 2007 [1999]; Cook, 2003; Pennycook, 2004; Moita Lopes, 2006, 2013; Fabrício 2006; Kleiman, 2013) e dos estudos da Narrativa (Labov, 1972; Linde, 1993; Bastos, 2004; Roland, 2003). A partir de uma metodologia de pesquisa qualitativa interpretativa, foram analisados três segmentos de uma gravação de áudio. Os resultados da análise apontam não só para o apagamento da dislexia, como também uma tentativa de diminuição de questões relacionadas à diversidade em sala de aula, uma vez que comportamentos diferentes foram impedidos de ocupar o papel de representação – o que gerou marginalização e periferização da aluna disléxica. Não houve, nesse sentido, uma noção multicultural ou plural, mas a necessidade de uma resposta a um padrão de comportamento que, quando não correspondido, vetou o direito de voz no espaço escolar.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 PERcursos Linguísticos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS