O Corpo Monstruoso Na Heterotopia Da Web
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30371Abstract
A web torna-se, por seu modo de funcionamento específico, um espaço propício não apenas para se fazer ver, mas como também para fazer ver o outro. É nesse cenário onde se encontram os corpos monstruosos, objeto deste artigo, os presos que ficaram famosos na internet através da plataforma YouTube. Nossos objetivos são: investigar como o corpo monstruoso é espetacularizado no espaço heterotópico da web; e analisar os conflitos morais e éticos que são provocados pelo processo de hipervisibilidade desses sujeitos criminosos no YouTube. Para alcançarmos tais objetivos, buscamos suporte nos estudos de Michel Foucault sobre sujeito e poder, dentro das suas contribuições para a Análise do Discurso, mobilizando discussões acerca das relações de saber/poder que constituem os sujeitos, bem como reflexões sobre verdade, moralidade e corpo na sociedade ocidental. Dentro de uma dispersão, selecionamos, por sua singularidade, o vídeo “Morre diabo – Mata a mãe e xinga imprensa”. Esse acontecimento reverberou na web de diversas formas (memes, remixes, performances etc.), das quais optamos pelo gênero comentário. Foi possível, assim, verificar uma mutabilidade da identidade do sujeito criminoso na web, o que produz discussões importantes acerca da moral e da ética dos participantes da cibercultura e, consequentemente, da sociedade como um todo.
Palavras-chave: Análise do Discurso. Corpo Monstruoso. Sujeito. Identidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 PERcursos Linguísticos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS