ARGUMENT SIMULACRUM: MEME AS A CONFLICT NEUTRALIZER IN TWITTER
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i28.35150Abstract
Em 2018, a polarização política fez com que as redes sociais se tornassem palco para discussões/dissensões a respeito da política do país. Apesar disso, o mundo virtual possibilita a troca e exposição de opiniões. Em alguns conflitos, observou-se o uso do humor para amenizar ou inflar o desacordo. Neste artigo, extraímos um diálogo da rede social Twitter em que o humor foi concentrado em um meme, material imagético ou audiovisual que possui conteúdo humorístico e se caracteriza por se tornar “viral”, compartilhado rapidamente pelo maior número de pessoas na internet. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa qualitativa foi analisar a função do meme neste episódio. Para isso, utilizamos a teoria dialogal de Christian Plantin (2016), em que a interação é primordial para a existência de um conflito/estase. Com isso, verificamos a presença da estase, cuja progressão foi balizada pelo conteúdo do meme. Apoiados em Bergson (1983), percebemos que o humor pode ser um eficiente recurso retórico em contexto político, neste caso, para intimidar (Santos Junior, 2017). A utilização do meme como forma de impedir a progressão da argumentação nos faz pensar que, em vez de espaço para (des)construir ideias, as redes sociais estão se tornando ringues de luta virtuais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 PERcursos Linguísticos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS