A Experiência Singular Na Pesquisa Em Letramento Acadêmico: Focalizando O Processo Da Escrita Na Pós-Graduação

Authors

  • Guilherme Brambila Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v12i31.38637

Keywords:

Escrita acadêmica, Letramentos Acadêmicos, Pós-graduação

Abstract

Este artigo concebe a escrita acadêmica como resultado de experiências singulares do sujeito frente ao trabalho com a linguagem. Problematiza a ideia de escrita acadêmica encerrada em seu próprio contexto e propõe agregar fatores extra-acadêmicos para compreender como o pesquisador em formação constrói e referencia suas concepções de educação linguística, texto e autoria. O artigo fundamenta-se teoricamente nos Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 1998; FISCHER, 2006; CHOIS; JARAMILLO, 2016; BAZERMAN et al, 2017) e movimenta essa orientação ao contexto da pós-graduação. Em termos práticos, analisa a entrevista com uma mestranda, que compõe parte dos dados da pesquisa de AUTOR (2021), a partir do paradigma indiciário (GINZBURG, 1986), extraindo de seus relatos reflexões sobre como a produção do texto acadêmico está atrelada a contextos múltiplos e a posições axiológicas que constituem esse tipo de linguagem. Os resultados visam desconstruir uma visão paradigmática da escrita acadêmica, baseada em um formato único de texto, e propõem apontamentos que contribuam para a formação crítica de novos pesquisadores.

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Author Biography

Guilherme Brambila, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

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Published

03-10-2022

How to Cite

BRAMBILA, Guilherme. A Experiência Singular Na Pesquisa Em Letramento Acadêmico: Focalizando O Processo Da Escrita Na Pós-Graduação. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 12, n. 31, p. 80–97, 2022. DOI: 10.47456/pl.v12i31.38637. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/38637. Acesso em: 17 jul. 2024.