A ARGUMENTATIVIDADE EM TEXTOS DE CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Este estudo teve como objetivo analisar a presença da argumentação em textos escritos por crianças do 3º ano do ensino fundamental. Os dados foram coletados de uma atividade de produção de texto no qual os alunos deveriam opinar se concordam ou não com o controle dos pais em relação ao tempo que os filhos passam diante da TV. O material foi analisado buscando-se identificar os operadores argumentativos, os tipos de argumentos utilizados e a estratégia utilizada pelos alunos em relação à capacidade de opinar. Os resultados sugerem que o trabalho com o texto de opinião nas séries iniciais do ensino fundamental, favorece o desenvolvimento de uma postura crítica, possibilitando aos alunos um significativo desempenho quanto à escrita argumentativa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS