A CONSTRUÇÃO DO HUMOR PELO CANCELAMENTO DE IMPLICATURAS

Autores/as

  • Makeli Aldrovandi Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumen

O presente artigo situa-se no campo da Pragmática. Buscou-se explicar a forma como o humor é construído a partir do cancelamento de implicaturas. Para tanto, o trabalho foi embasado na Teoria das Implicaturas de Grice (1989), e, consequentemente, utilizou-se dos conceitos de Princípio de Cooperação e Máximas Conversacionais, do mesmo autor, para dar suporte à análise. O trabalho analisou tirinhas publicadas em uma rede social. Como metodologia, foram apontadas as quebras das máximas conversacionais de cada tirinha analisada, a implicatura emergente da quebra, e como o cancelamento da possível implicatura faz surgir o humor. Em alguns dos casos, a implicatura é feita pelo leitor, em outros por um dos personagens. Como resultado, pode-se perceber que há, em todas as análises, uma mudança de tipo de implicatura de convencional para conversacional. Essa mudança, que não é prevista pela Teoria, é a causadora do efeito humorístico das tirinhas justamente por representar algo inusitado. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Makeli Aldrovandi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduação em Letras (Português, Inglês e respectivas Literaturas) pelo Centro Universitário Univates (2011). Mestrado em Letras/ Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Doutoranda em Letras/ Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (ingresso 2015). Professora de Língua Inglesa e Leitura e Produção de Texto no Centro Universitário Univates.

Publicado

16-12-2015

Cómo citar

ALDROVANDI, Makeli. A CONSTRUÇÃO DO HUMOR PELO CANCELAMENTO DE IMPLICATURAS. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 110–119, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/10357. Acesso em: 22 jul. 2024.