AS EMOÇÕES COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA EM UM BEST-SELLER DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS (IURD).
Resumo
À luz da análise do discurso de linha francesa, pretendemos verificar a utilização das emoções como estratégia argumentativa para conseguir adesão do público alvo em um best-seller da Igreja Universal do Reino de Deus. Para isso, analisaremos o pathos na Introdução do livro Mulher V: moderna à moda antiga, de Cristiane Cardoso, filha do bispo Edir Macedo. Embora o trabalho esteja focado nas emoções, constataremos a inter-relação entre as três provas retóricas a partir da análise da relação do pathos com o ethos e com o logos, o que será feito, principalmente, a partir de contribuições de Christian Plantin. Levando-se em consideração Ruth Amossy, ainda verificaremos a importância das condições de produção de um discurso quando analisarmos o pathos na doxa. Por fim, refletiremos sobre alguns efeitos que podem ser gerados a partir da utilização das emoções como estratégia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS