CONSIDERAÇÕES ACERCA DA VARIÁVEL ESCOLARIDADE E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A VARIAÇÃO ENTRE VERBO-SUJEITO NA 3PP NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores/as

  • Maria Lidiane de Sousa Pereira Universidade Estadual do Ceará
  • Aluiza Alves de Araújo Universidade Estadual do Ceará.

Resumen

Intentamos, neste trabalho, analisar o comportamento da variável escolaridade sobre a variação na concordância verbal (CV) com sujeito na 3ª pessoa do plural (3PP) no Português Brasileiro (PB). Para cumprir tal interesse, realizamos um levantamento bibliográfico acerca dos estudos conduzidos à luz da Teoria da Variação e Mudança Linguística (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006 [1968]) ou Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008 [1972]) que observaram a manifestação do fenômeno em tela em diferentes regiões brasileiras e para os quais a variável escolaridade mostrou-se relevante. A partir dos resultados alcançados nos estudos considerados por nós, percebemos que quanto menor for o grau de escolaridade possuído pelos falantes, maiores serão as chances de haver o apagamento das marcas de concordância padrão entre verbo-sujeito junto à 3PP prescritas pela tradição gramatical. Em contrapartida, quanto maior o grau de escolaridade possuído pelo falante, maiores as chances de haver a manutenção da concordância. Esse fato pode indicar uma tendência de uso no que se refere a CV com a 3PP em função da variável escolaridade no PB falado em algumas regiões brasileiras. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Lidiane de Sousa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA/2014). Atualmente, é professora substituta do curso de Graduação em Letras da Universidade Regional do Crairi e bolsista CAPES de mestrado acadêmico. Atua na áre de Letras com ênfase em Linguístca, Sociolinguística Variacionista e Língua Portuguesa.

Aluiza Alves de Araújo, Universidade Estadual do Ceará.

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada  e do Curso de Graduação em Letras da Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de Linguística com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia.

Publicado

03-07-2016

Cómo citar

DE SOUSA PEREIRA, Maria Lidiane; ARAÚJO, Aluiza Alves de. CONSIDERAÇÕES ACERCA DA VARIÁVEL ESCOLARIDADE E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A VARIAÇÃO ENTRE VERBO-SUJEITO NA 3PP NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 27–43, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/12242. Acesso em: 16 ago. 2024.