O GÊNERO DISCURSIVO CRÍTICA DE GAMES: CARACTERIZAÇÃO

Autores/as

  • Ana Paula Quarantani Universidade Taubaté
  • Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi Universidade Taubaté

Resumen

O tema deste artigo é o gênero discursivo crítica de games. Esse gênero ainda não foi objeto de estudo detalhado, embora desperte muita atenção de alunos do Ensino Fundamental. O professor que queira trabalhar com leitura e produção desse gênero ainda não dispõe de material de apoio para esse trabalho. Portanto, estabeleceu-se como objetivo geral deste artigo contribuir com a leitura e produção escrita de crítica de games. Especificamente, visou-se a caracterizar esse gênero. A pesquisa fundamentou-se no conceito bakhtiniano de gêneros discursivos. Metodologicamente, foram realizadas pesquisas bibliográficas e análise qualitativa de um corpus de 10 críticas. Como resultado, apresentaram-se as características do gênero crítica de games. Pode-se concluir que este artigo oferece uma contribuição para o trabalho com leitura e produção de escrita, bem como para estudos linguísticos sobre gêneros discursivos, refletindo sobre a dimensão e complexidade da relação indissociável entre práticas sociais e práticas linguístico-discursivas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Quarantani, Universidade Taubaté

Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestranda em Linguística Aplicada na Universidade de Taubaté. UNITAU. Taubaté/SP. Brasil.

Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi, Universidade Taubaté

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Assistente-Doutor   da Universidade de Taubaté. . UNITAU. Taubaté/SP.

Publicado

19-07-2017

Cómo citar

QUARANTANI, Ana Paula; LOPES-ROSSI, Maria Aparecida Garcia. O GÊNERO DISCURSIVO CRÍTICA DE GAMES: CARACTERIZAÇÃO. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 542–562, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15438. Acesso em: 22 jul. 2024.